Páginas

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

itã

A PEDRA DO RAIO⚡️ Existem muitas versões desse itã, que conta como Oyá e Xangô dividem o poder do raio. 
Diz a lenda que Xangô teria sabido que Ossanha tinha uma pedra mágica chamada Okutá. Aquele que tivesse os fundamentos dessa relíquia conseguiria lançar fogo pela boca e pelos olhos. 
Mas Xangô estava muito fraco pra uma viagem tão longa e envia sua esposa preferida para lhe trazer a encomenda. E aí que as lendas se diversificam.

A que ouvi primeiro dizia que Oyá não tinha intenção de abrir o pacote e ter poder sobre a pedra, mas ficou sabendo no caminho de volta que o amado esposo estava à beira da morte sem esse poder. Ela então usa parte dos poderes para se transformar em um tornado de tempestade e chegar até Xangô o mais rápido possível. 
Embora o ato de amor tenha sido lindo, ele se incomoda que ela também tenha o mesmo poder. Os dois entram em guerra e só Orunmilá consegue apartar o conflito fazendo com que só com Oyá, Xangô pudesse usar o fogo e vice versa. Tornou os dois iguais e dependentes um do outro.

Pararam de brigar e entenderam que o amor deles não fazia um a metade do outro, mas seres que juntos são mais poderosos. Desse dia em diante Oyá vem na frente riscando o céu com seus relâmpagos para que Xangô acenda o fogo do trovão e faça a terra tremer!
 Kaô kabecilé!
 Eparrey!! Conhece outra versão dessa lenda? Deixa nos coments!
@PUROAXE

Nenhum comentário:

Postar um comentário