Páginas

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Sabedoria de Preto Velho...

NATAL!!!
Sabedoria de Preto Velho...
O natal está chegando e muita gente fica triste mas nem sabe o proque né fios. Natal é alegria, esse povo tem que muda o pensador para coisa mió. Jesus nasceu foi pra traze alegria e não tristeza. A tristeza está no coração de quem não acredita na felicidade e Jesus é alegria, é felicidade, porque Ele veio para ensinar todos nós a amar e amar é tão simples né muzanfios nóis é que complica, acha tudo difícil , tudo complicado, mas na verdade é tudo simples e tudo fácil.
Natal é nascimento e nascimento de um novo pensamento, um novo momento de renovação, de melhorar, de rever pensamentos e atitudes, momentos de reflexões, refazer caminhos, isso é natal , é renovar, reaprender, resignificar, (nego veio falando difícil né fia, rsrs), aproveitar o natal para fazer tudo isso, rever tudo o que fez durante o ano, apontar o que deve melhorar e o que deve permanecer, assim cada um de nóis vamos percebendo quem somos, o que estamos fazendo, o que aprendemos e o que ainda precisamos aprender.
Natal é momento de alegria de agradecer, de lembrar de coisas boas também, de sorrir, de dizer palavras bonitas, de pedir perdão, de perdoar e de amar. De se sentir irmãos uns dos outros, deixar fluir a fraternidade, o bem querer, a tolerância, a aceitação dos diferentes e desejar o bem maior para toda a humanidade.
A humanidade está precisando de se reconhecer filhos de Deus e de se reconhecerem irmãos e se respeitarem como tal. Irmãos que se amam e que trabalham unidos para a evolução de ambos. Vamos espalhar o amor junto com Jesus, Ele está aí esperando que todos abram seus corações para que Ele possa entrar e dizer a cada um Eu te amo, as bençãos do Pai que estás no céu se derrama sobre ti neste momento e a minha paz eu vos dou.
Que nosso Senhor Jesus Cristo seja louvado e que Ele esteja em todos os lares e que o Seu amor possa permanecer com todos que abrirem seus corações com alegria.

Adorei as almas

Manias



Para com essa mania de dizer que vai morrer sozinha, para de ficar dizendo que você tem o dedo podre para escolher alguém. Para de falar que ninguém nota seu sorriso, que seu cabelo é feio, que sua barriga tá grande, seu corpo não é o ideal para fazer alguém olhar para você. 

Enquanto você tá aí se enchendo de defeitos, em algum lugar tem alguém que daria a porra toda para conhecer alguém exatamente como você, exatamente com esse sorriso, com esse cabelinho meio atrapalhado, com esse jeitinho tão carismático e aconchegante que, mais parece um abraço. Por favor, para com esse egoísmo de ficar dizendo que nunca ninguém vai te querer e começa a olhar ao teu redor, tenho certeza que você tá cheia de admiradores e nem sabe.

Não sabe porque ao invés de tá feliz exatamente por ser do jeitinho que você é, tá se lamentando pela beleza que só você não consegue enxergar. Moça, você é linda exatamente desse jeitinho, entende isso de uma vez por todas. Olha esse teu sorriso, cheio de luz, parece até um convite para a felicidade. Olha esse teu olhar, meigo e tão doce, esse teu jeitinho carinhoso e manso que, mais parece paz.

E quer saber? Se você ainda não encontrou alguém, não se preocupa, essa pessoa logo logo vai aparecer e, quando você encontrá-la, pode apostar que ela vai te dizer: “eu sempre sonhei em encontrar alguém como você” e inexplicavelmente, essa frase vai te dar a certeza de que realmente você é amada e que encontrou exatamente a pessoa que você deveria encontrar.
 
Não precisa ter pressa, não precisa tá procurando e muito menos com medo de ficar sozinha. Essa pessoa vai chegar quando você menos esperar e vai te fazer feliz de uma forma que você nunca pensou em ser. Acalma esse coração e comece a acreditar mais em você. 

Por: @luucaspraxedes
@namedidadoamor

Oxum

Quando estou no altar católico, olhando pelos meus filhos na terra me chamam de Maria.

Quando me contemplam no alto de uma montanha em meio a ruínas me chamam de Vênus.

Quando me adoram em outra colina me chamam de Afrodite.

Quando me cultuam num grande rio na Índia, sou Lakhmi.

Quando me veneram junto a grandes guerreiros me chamam de Fréya.

Quando me conhecem como uma sereia da América posso ser Ixchel ou Yara.

Quando me cultuam num rio chamado Congo posso ser Ksimbi ou Ndandalunda.

Quando estou no rio Otì, no Togo sou Aziri.

Quando nasço em Oxobô recebo o nome de Oxum.

Posso ser quem você quiser.

Prazer, sou a água!
Lindo texto do babá Alexandre Cheuen 📷@rafamattei

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Iansã não é Santa Bárbara! Santa Bárbara não é Iansã

Texto maravilhoso da @tiamaoficial

Iansã não é Santa Bárbara! Não é e não quer ser! Santa Bárbara não é Iansã e não quer ser! Duas senhoras que são a personificação da força, da determinação e de coragem de assumir suas escolhas! Por isso, eu acho absurdo resumir uma a outra! São duas! Cada uma tem a sua história! 
Santa Bárbara morreu em nome da sua fé! Foi brutalmente assasinada pelo próprio pai! Um nobre chamado Dióscoro, que não aceitava ter uma filha cristã. Degolou a filha e a cabeça de Santa Bárbara rolou pelo chão, um raio riscou o céu e um enorme trovão foi ouvido pelo povo. E, para o assombro de todos, o corpo de Dióscoro caiu no chão sem vida, atingido pelo raio. Parece que a natureza se revoltou contra a atitude desse pai infanticida. Depois deste fato, Santa Bárbara ganhou o status de "protetora contra relâmpagos e tempestades", além de ser nomeada Padroeira dos artilheiros, dos mineradores e das pessoas que trabalham com fogo.
Oyá foi uma mulher que viveu vários amores, mas que sempre foi independente! Oyá é a mulher que sai em busca do sustento; ela quer um homem para amá-la e não para sustentá-la. Desperta pronta para a guerra, para a sua lida do dia-a-dia, não tem medo do batente: luta e vence. 
Para quem não sabe, Iansã é um título que Oyá recebeu do Xangô, por sua bravura e dedicação para desbravar novos espaços! Mãe de nove crianças, ela seguiu lutando e quando foi preciso se transformou em búfalo para proteger suas crias, mas nunca perdeu a leveza de ser uma 🦋 borboleta! 
Não reduza uma a outra! São duas! Duas guerreiras que merecem nosso respeito!

Salve Santa Bárbara! Epahey Oyá!

Ser de Iansã

Ser de Iansã
É ter um exército de loucos
a avançar sobre sua cabeça
e não se desesperar;
à sua frente corre Bagan. 
Mojuba, senhora dos passos firmes
que marcha e golpeia as maldades do mundo
com garra e destemor.
Nada reclamarei ao lado teu

Ser de Iansã
É ver o mundo congelar
com a frieza dos corações
e não sentir o arrepio
Que Kará já te abraçou.
Mojuba, senhora do tacho mais quente
que alimenta os filhos mesmo faminta após a batalha
De nada sentirei falta ao lado teu
Ser de Iansã
É ter o chão se abrindo sob os pés
e não se apavorar,
que quem te põe no ar é Gambelê.
Mojuba, grande mãe, senhora conhecedora dos dois mundos,
que não teme a face da morte e faz sorrir a face da vida.
Nada temerei ao lado teu
Ser de Iansã
É ver se aproximando
destruidora e impetuosa queda d'água
sem te afogar.
É Onira quem caminha sobre o rio caudaloso.
Mojuba, minha senhora, revoada de borboletas
raio de ouro na manhã de sol após a tempestade.
Que jamais perderei a fé ao lado teu
E não há provas no mundo
que superem as agruras dos seres de Iansã,
porque se o ditado diz
que Deus dá o frio conforme o cobertor,
nascemos de Iansã e de Iansã morreremos
porque não há ninguém nesse mundo
que como Ela, que nos escolheu
saiba transformar guerra e dor
em triunfo e amor.
Ser de Iansã
é conhecer o frio
e dispensar o cobertor.
Pois o abraço de Mãe é mais quente.

@barravento.oficial

itã

A PEDRA DO RAIO⚡️ Existem muitas versões desse itã, que conta como Oyá e Xangô dividem o poder do raio. 
Diz a lenda que Xangô teria sabido que Ossanha tinha uma pedra mágica chamada Okutá. Aquele que tivesse os fundamentos dessa relíquia conseguiria lançar fogo pela boca e pelos olhos. 
Mas Xangô estava muito fraco pra uma viagem tão longa e envia sua esposa preferida para lhe trazer a encomenda. E aí que as lendas se diversificam.

A que ouvi primeiro dizia que Oyá não tinha intenção de abrir o pacote e ter poder sobre a pedra, mas ficou sabendo no caminho de volta que o amado esposo estava à beira da morte sem esse poder. Ela então usa parte dos poderes para se transformar em um tornado de tempestade e chegar até Xangô o mais rápido possível. 
Embora o ato de amor tenha sido lindo, ele se incomoda que ela também tenha o mesmo poder. Os dois entram em guerra e só Orunmilá consegue apartar o conflito fazendo com que só com Oyá, Xangô pudesse usar o fogo e vice versa. Tornou os dois iguais e dependentes um do outro.

Pararam de brigar e entenderam que o amor deles não fazia um a metade do outro, mas seres que juntos são mais poderosos. Desse dia em diante Oyá vem na frente riscando o céu com seus relâmpagos para que Xangô acenda o fogo do trovão e faça a terra tremer!
 Kaô kabecilé!
 Eparrey!! Conhece outra versão dessa lenda? Deixa nos coments!
@PUROAXE