3. Alagbá:
Cargo masculino, chefe dos Oyê. Em algumas casas é também chamado de Ogan. Pode
desempenhar diversas tarefas de cunho espiritual e civil e não entra em transe.
4. Mogbá: Cargo
masculino específico do culto a Xangô. Ministro de Xangô.
5. Tojú Obá:
Cargo masculino específico do culto a Xangô. Olhos do Rei.
6. Iyaegbé / Babaegbé: É
a segunda pessoa do axé.
Conselheira, responsável pela manutenção da Ordem, Tradição e Hierarquia.
8. Iyakekerê (mulher): Mãe Pequena, segunda
sacerdotisa do axé ou da comunidade. Sempre pronta a ajudar e ensinar a todos iniciados.
9. Babakekerê (homem): Pai pequeno, segundo sacerdote do axé ou da comunidade. Sempre pronto a
ajudar e ensinar a todos iniciados.
14. Axogun: Sacerdote responsável pelo sacrificio dos animais.
Dependendo do caso, no ritual de iniciação, este sacerdote pode assumir outro
cargo, ja que axogun é um ogan.
15. Aficobá:
Responsável pelos sacrifícios dos animais de Xangô.
16. Aficodé:
Responsável pelos sacrifícios dos animais de Oxossi.
17. Iyabassê: (mulher): Responsável no preparo dos alimentos
sagrados as comidas-de-santo.
18. Iyarubá:
Carrega a esteira para o iniciando.
20. Aiyaba Ewe:
Responsável em determinados atos e obrigações de "cantar folhas.
22. Ològun:
Cargo masculino. Despacha os Ebós das obrigações, preferencialmente os filhos de Ogun, depois Odé e Obaluwaiyê.
24. Iyalabaké: A
guardiã do alá de osaala.
27. Alagbê: Responsável pelos toques rituais, alimentação,
conservação e preservação dos instrumentos musicais sagrados. (não entram em
transe). Nos ciclos de festas é obrigado a se levantar de madrugada para que
faça a alvorada. Se uma autoridade de outro Axé chegar ao terreiro, o Alagbê tem de lhe prestar as devidas
homenagens. No Candomblé Ketu, os atabaques são chamados de Ilú. Há também outros Ogans como Gaipé, Runsó, Gaitó, Arrow, Arrontodé,
etc.
29. Ebômi: Ou Egbomi são pessoas que já cumpriram o
período de sete anos da iniciação (significado: meu irmão mais velho).
30. Ajoiê ou ekedi:
Camareira do Orixá (não entram em transe). Na Casa Branca do Engenho
Velho, as ajoiés são chamadas de ekedis. No Terreiro do Gantois, de
"Iyárobá" e na Angola, é chamada de "makota de angúzo",
"ekedi" é nome de origem Jeje, que se popularizou e é conhecido em
todas as casas de Candomblé do Brasil. (em edição)
31. Iaô:
filho-de-santo (que já foi iniciado e entra em transe com o Orixá dono de sua
cabeça), nem todo Iaô será um pai ou mãe de santo quando terminar a obrigação
de sete anos. Ifá ou o jogo de búzios é que vai dizer se a pessoa tem cargo de
abrir casa ou não. Caso não tenha que abrir casa o mesmo jogo poderá dizer se
terá cargo na casa do pai ou mãe de santo além de ser um egbomi.
32. Abiã ou abian: Novato. É considerada abiã toda pessoa que entra para a
religião após ter passado pelo ritual de lavagem de contas e o bori. Poderá ser
iniciada ou não, vai depender do Orixá pedir a iniciação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário