Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2019

O contra egum seu ( significado ) ( ikãn )

O contra egum seu ( significado ) ( ikãn )
É um utilitário trançado a partir da palha da costa. Sua confecção se dá com o corpo limpo das impurezas da carne e com rezas de santo feitas durante todo o tempo em que se está confeccionando o mesmo.
Dentro de todos os rituais do candomblé ele está presente e sua importância é imensa nos nossos preceitos.Mas, o que é contra egum?
É um utilitário trançado a partir da palha da costa. Sua confecção se dá com o corpo limpo das impurezas dacarne e com rezas de santo feitas durante todo o tempo em que se está confeccionando o mesmo.
Também existe a reza para se colocar o contra egum e para retirá-lo da pessoa.
Segundo os mais antigos, ele pertence a Obaluayê e serve para afastar espíritos desencarnados da pessoa queestá passando pela obrigação.
É de grande significado, pois com suas rezas e posteriormente com suaimantação através de determinados banhos, ele não permite de forma alguma que espíritos de mortos seaproximem de quem o s está usando.
Devemos utilizar os contra eguns mesmo depois de nossos preceitos cumpridos e, sempre que formos a algum hospital, cemitério, delegacias, ou mesmo visitarmos um doente crítico. Dentro de hospitais os utilizamos por ser
esse local, um verdadeiro “paraíso” dos mortos 
no cemitério dado a ser o local de descanso para nossos entes queridos, e em delegacias e presídios por serem locais infestados de energias negativas.

Algumas pessoas alegam que contra egum pode ser utilizado nos braços, nas pernas ou na cintura, mas isso é um erro. O contra egum somente é utilizado nos braços, o que se usa nas pernas tem outro nome, assim como o que se usa na cintura.Nas pernas usamos o xaorô que também pertence a Obaluayê e nesse utiliza-se um guizo preso, pois seu barulho espanta os eguns.
Já na cintura usa-se o cordão umbilical que representa a ligação direta do iniciado com seu Orixá.Sempre que tivermos utilizando contra egum, estamos impossibilitados de praticarmos sexo e de consumirmos bebidas alcoólicas, pois, que nessa fase, nosso Orixá está diretamente ligado a nós e como sabemos, essas coisas lhes são completamente estranhas e com penalidades pesadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário