A cabaça é um fruto vegetal com larga utilização no Candomblé . É o fruto da cabaceira. Inteira, é denominada cabaça; cortada, é cuia ou coité; e as maiorias são denominadas cumbucas.
Nos
ritos do Candomblé, sua utilização é ampla, tomando nomes diferentes de
acordo com o seu uso, ou pela forma como é cortada. A cabaça inteira é
denominada Àkèrègbè , e a cortada em forma de cuia toma o nome de Ìgbá .
Cortada
em forma de prato é o Ìgbáje , ou seja, o recipiente para a comida.
Cortada acima do meio, forma uma vasilha com tampa, tomando o nome de
Ìgbase , ou cuia do Àse , e é utilizada para colocar os símbolos do
poder após a obrigação de sete anos de uma Ìyàwó , como a tesoura,
navalha, búzios, contas, folhas, etc. que permitirão à pessoa ter o seu
próprio Candomblé.
Cabaças
minúsculas são colocadas no Sàsàrà de Omolu , como depósito de seus remédios.’No
Ógó de Èsù , uma representação do fato masculino, as cabaças representam os
testículos. Usa-se uma das partes da cabaça cortada ao meio, e colocada na
cabeça das pessoas a serem iniciadas e que não podem ser raspadas por serem
Àbìkú , para nela serem feitas as obrigações necessárias.
Com
o corte ao comprido, torna-se uma vasilha com um cabo, chamada de cuia
do Ìpàdé e serve para colher o material de oferecimento ou para colher
as águas do banho de folhas maceradas. Inteira e revestida de uma rede
de malha será o Agbè , instrumento musical usado pelos Ogans , durante
os toques e cânticos.
Uma
cabaça com o pescoço comprido em forma de chocalho é agitada com as
suas sementes, fazendo assim o som do Séré , forma reduzida de Sèkèrè,
instrumento por excelência de Sàngó . A cabaça inteira em tamanho grande
substitui nos ritos de Àsèsè , a cabeça de uma pessoa que morreu e que
por alguns fatores não é possível realizar as obrigações de tirar o Òsu .
Por fim, pode ser lembrado que a cabaça cortada em forma de vasilha com
tampa é conhecida como Ìgbádù , a cabaça da existência e contém os
símbolos dos quatro principais Odù : Éjì, Ogbè, Òyekú Méjì, Ìwòri Méjì e
Òdí Méjì.
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