O termo abian significa: “aquele que começa um novo caminho”. Ou seja, o abian é uma pessoa que está começando um novo aprendizado, e uma nova vida espiritual. Esse é um momento de suma importância, pois, é nesse período que aquele noviço ou recém chegado tem contato com os já iniciados, passando a observar os vários comportamentos e desempenhar também várias tarefas, sem exercer responsabilidades nos fundamentos sigilosos da religião. Enquanto Abiã, a pessoa pode escolher se é realmente esse caminho que deseja seguir em relação a religião, e esse período pode levar dias, meses e até anos.
O frequentador exclusivamente das festas de candomblé chama-se Lemó-mú (palavra em yorubá), e nada tem a ver com Abian. E por isso, Abian é toda pessoa que entra para a religião do Candomblé, depois de fazer uma consulta através dos búzios com o sacerdote/ babalorixá, e após ter passado pelo ritual de lavagem de fio de contas ou o ebori/ borí. Poderá ser iniciada ou não, vai depender do orixá pedir a iniciação. Só deixará de ser abian quando for iniciada, sendo então um yawo, ekede ou ogã.
O Abian tem suas funções na casa relacionadas à limpeza e manutenção, salvo se for um Abian antigo e de confiança poderá exercer outras funções designadas pelo sacerdote. Essa fase é muito importante para se aprender vendo, ouvindo e observando. Lembre-se que saber ouvir é a melhor maneira de aprender.
A vivência no axé, a disciplina, a observação do comportamento dos mais velhos, ser verdadeiro com seus sentimentos para com o Orixá, estar despojado de vaidades, e entender que o mais importante não é fazer o santo, e sim saber o porquê de se iniciar para o axé. Não há pressa para iniciação, pois Orixá entende e nos concede essa oportunidade de aperfeiçoamento e adaptação, salvo as raras exceções. Ser um bom Abian é estar se preparando para o futuro.
Nunca deixar de ser cego,surdo e mudo! ouvir ver e ficar pra si .
Nunca deixar de ser cego,surdo e mudo! ouvir ver e ficar pra si .
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